IV edição do Projeto Dia “D” da Matemática, Teoria e Prática: Caminhando lado a lado
13 de junho de 2016 - 18:16
A Secretaria Municipal de Educação de Missão Velha concretizou na manhã do dia 10 de junho de 2016 a socialização de práticas exitosas no ensino de Matemática, por meio da realização do evento Teoria e prática: caminhando lado a lado, do qual participaram representantes dos estudantes de 17 escolas públicas municipais.
A amostra apresentada no evento foi selecionada pelos professores de Matemática das escolas vencedoras dos quatro pólos, a saber:
- EEF Dr. Stênio Dantas;
- EEF Maria Fechine de Alencar;
- EEF Sebastião Pedro de Araújo;
- EEF Edson Olegário de Santana.
Os representantes do corpo discente dessas instituições receberam medalhas de honra ao mérito por vencerem a gincana Dia D da Matemática, realizada nos pólos no último dia 04 de junho. Os diretores das escolas premiadas receberam comendas representativas do êxito dessa significativa ação desenvolvida em equipe.
Para os formadores de professores do Programa MAIS PAIC que atuam na Secretaria de Educação de Missão Velha, o professor Edson Moreira Tavares, coordenador do processo de formação continuada dos professores de Matemática do 6º ao 9º ano e a professora Raquel Gonçalves Cruz, que acompanha os professores de Matemática do 1º ao 5º ano, esta ação é muito significativa, pois possibilita que o ensino-aprendizagem de Matemática articule teoria e prática, contribuindo para que os estudantes com diferentes perfis compartilhem experiências e conhecimentos, ação que contribui no desenvolvimento cognitivo de todos.
A Secretária Municipal da Educação de Missão Velha, a senhora Maria do Socorro Pinheiro Santana agradeceu a colaboração de todos os alunos, diretores, coordenadores e demais profissionais que integram a comunidade educativa das escolas, ressaltando a relevância do trabalho do professor para o sucesso deste evento, que marca a culminância de um ciclo de atividades práticas realizado em todas as escolas da rede municipal, cujo sucesso a secretária vincula à dedicação e disponibilidade dos professores de Matemática.
Considerando a importância de fortalecer a parceria entre a CREDE 20 e os municípios, a Orientadora da Célula de Cooperação com os Municípios – CECOM, a professora Jucy Agostinho, acompanhada da técnica Liliane Santos prestigiram a culminância da IV Edição do Projeto Dia “D” da Matemática. Conforme a orientadora, a realização das ações nas escolas, aliadas à realização da gincana nos pólos e a socialização das práticas exitosas possibilitaram que os descritores de Matemática da Matriz do Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará sejam contemplados em atividades práticas, contribuindo para que o estudante se aproprie dos objetos de conhecimento basilares das avaliações externas, evidenciando assim a importância desse projeto.