Estudantes de Ensino Médio expõem ideias e conceitos sobre a escola em evento em Fortaleza

1 de novembro de 2016 - 12:57

Gestão democrática da escola se faz com participação coletiva. E o estudante, como principal sujeito do processo educacional, tem que ter voz ativa nas decisões. Com o objetivo de estimular o jovem a se fazer mais presente nos assuntos relativos à administração da escola, a Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Unibanco, promoveu o evento Diálogo sobre Gestão, nos dias 26, 27 e 28 de outubro, em Fortaleza.

 

  02

 

 

Cerca de 700 estudantes (235 a cada dia), sendo um de cada unidade de ensino do Estado, reuniram-se para assistir as apresentações sobre o tema, seguidas de reflexões coletivas de como se pode participar e ajudar na dinâmica do universo escolar. Os estudantes elaboraram atividades de artes e escrita, divididos em grupos, como forma de expressar seus sentimentos, dificuldades e expectativas em relação ao ambiente da escola e à gestão. Ao final, os alunos foram chamados para apresentar o resultado de seus trabalhos, que incluem a produção de fanzines, cordéis, cartazes, rap, cartas e até produção de rádio e vídeo. 

 

                  

 03

 

O Secretário de Educação do Ceará, Idilvan Alencar, participou dos dois primeiros dias do evento e destacou, na quinta-feira, que o material produzido pelos estudantes será usado para definir ações de gestão nas escolas do estado. “O que vai ser produzido aqui vai pautar nossas estratégias e ações de gestão. Técnicos da Seduc estão acompanhando o evento. Vou passar essa mensagem na reunião do comitê executivo que temos na secretaria”, disse Alencar. “É interessante o trabalho do Instituto Unibanco de trazer a linguagem do jovem para os jovens. É uma metodologia de êxito, que abre um espaço de liberdade a eles. Aquele modo tradicional de ouvir o jovem não contribui muito”, completou ele, que participou durante 20 minutos de uma sabatina com os alunos.

 

O secretário se referiu à metodologia usada no Diálogo sobre Gestão para que o jovem consiga refletir sobre sua escola e a corresponsabilização na sua gestão. A programação, com duração de oito horas diárias, dividida em três partes: apresentação do que é gestão escolar; reflexão sobre o papel do estudante na gestão, os problemas e dificuldades na escola e como podem participar na dinâmica do universo escolar; e, por último, participação em atividades onde podem expor suas ideias e conceitos. Os estudantes escolheram participar de uma das sete modalidades de arte e escrita: cordel, fanzine, rap, carta, cartaz, produção de rádio e vídeo. Ao final, os alunos apresentaram seus trabalhos, com muita criatividade e apontamentos significativos para a escola e para as políticas públicas de ensino.

 

04

 

 

 

28.10.2016 
Assessoria de Comunicação da Seduc
imprensa@seduc.ce.gov.br