Muito além da sala de aula: Projeto Escolar conscientiza para o combate à dependência química

28 de agosto de 2017 - 19:42

 

Prática de campo; professores: JOSÉ ADAILSON DE ALBUQUERQUE PEREIRA E ANA NARAH BRAGA.

Ontem (25) foi realizada mais uma ação do projeto Drogas: a falsa fantasia do mundo real. As turmas do terceiro ano Agropecuária e do terceiro ano Finanças da EEEP Padre João Bosco de Lima (Mauriti-CE), juntamente com os professores orientadores do projeto, realizaram uma visita à Fazenda da Esperança, instituição filantrópica que auxilia pessoas que tiveram suas vidas prejudicadas pelo uso de drogas.

A Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica com mais de 30 anos de experiência na recuperação de jovens dependentes químicos. Avaliada como maior obra da América Latina desenvolvendo essa atividade e ajudando milhares de famílias.

Atualmente se encontra em 15 países do ocidente ao oriente. Seu trabalho se baseia no tripé: convivência em família, trabalho como processo pedagógico e espiritualidade para encontrar um sentido na vida. As pessoas que neste estilo de vida encontram suas vocações, formam a Associação de Fiéis chamada Família da Esperança, que tem como missão “ levar a esperança, Jesus Cristo, ao maior número de jovens do mundo inteiro” honraria dada pelo papa emérito Bento XVI.

Ao chegar à fazenda,  as turmas e os professores foram recebidos com grande carinho pelos internos e pelo coordenador Felipe Guimarães. Após o acolhimento, eles apresentaram cada parte da estrutura da fazenda, sempre ressaltando para os alunos o quão difícil é se livrar do vício. “É difícil parar sem tomar nenhuma outra droga, é apenas pela força de vontade e apego a Cristo”, relata o interno Damião Geraldo.

Os alunos ficaram impressionados ao verem que não há cercas ou muros para mantê-los por lá. “É apenas força de vontade de querer se livrar do vício”,  afirma o interno  Elielton Pereira.

No final de tudo, o momento serviu como fonte de reflexão aos alunos presentes. Os estudantes ouviram testemunhos do quanto é doloroso a vida de um dependente, sendo que o vício afeta não só quem usa, mas toda a família e a sociedade como um todo. A prevenção ainda continua sendo a melhor ferramenta para manter os jovens longe de qualquer tipo de droga.

Para o estudante Pedro Kell, a ida à Fazenda da Esperança foi marcante em sua vida: “[Naquele espaço], residem seres humanos, pessoas de bem, que são homens de verdade, capazes de assumir seus erros e entender que necessitam de ajuda pra reverter essa situação. Seres que como você e eu, erraram, mas ao contrário de muitos de nós, assumiram seus erros e se abriram à mudança.”, relata de modo comovente.

“Afirmo, com todas as letras: Já não sou mais o mesmo após esta experiência. Percebi que pouco que faço, até mesmo com aquilo que digo, pode ajudar a mudar a vida de muita gente.”, conclui Pedro.

Para os professores orientadores do projeto, Adailson Pereira e Ana Narah Braga, a ação de mostrar aos alunos o trabalho de recuperação da Fazenda da Esperança possui por objetivos centrais gerar empatia e combater o preconceito que ainda existe contra usuários, ao mesmo tempo que se enfatiza os riscos das drogas lícitas e ilícitas. Destacando, sobretudo, que as reais vilãs são as drogas e não os dependentes químicos.

 

WhatsApp Image 2017 08 26 at 12.05.00 1

 

WhatsApp Image 2017 08 26 at 12.04.42

 

WhatsApp Image 2017 08 26 at 12.08.54