EEEP Padre João Bosco de Lima combate o preconceito contra os Autistas
13 de março de 2018 - 18:25
PROJETO DA EEEP PADRE JOÃO BOSCO DE LIMA COMBATE O PRECONCEITO CONTRA OS AUTISTAS E REALIZA AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO EM MAURITI
Em uma sociedade polarizada por visões contraditórias e – por vezes – incompatíveis, o conhecimento, a informação e ações práticas fazem muito efeito. Pensando nisso, a professora de Biologia, Ana Narah Braga, vem desenvolvendo o projeto Entendendo o Autismo: universo neurobiológico, cognitivo e inclusivo.
O projeto possui por inttuito levar aos estudantes da EP Padre João Bosco de Lima e comunidade mauritiense conhecimentos sobre o autismo, visando sensibilizar a população para que não olhe o autista com desprezo, mas sim, com acolhimento.
Na última terça-feira (6), foi realizada uma roda de conversa sobre o Autismo no laboratório de Biologia da EP Padre João Bosco de Lima. Na ocasião, foram convidados a senhorita Roberta Galdino – Bacharel em Direito – o senhor Irlândio Leite – Pai de uma criança autista, e o educador Rui Vicente Feitoza.
De início, a professora Ana Narah Braga introduziu o conceito de TEA (Transtorno do Espectro Autista), abordando as principais características clínicas e a incidência do TEA, as causas, o diagnóstico, e como o AUTISMO afeta o cérebro humano.
Em seguida, o senhor Irlândio Leite, pai de uma criança autista deu o seu depoimento, falando das relações com o filho autista e dos desafios enfrentados, o que emocionou bastante os estudantes do 3º ano do curso de Finanças, público-alvo da ação. Os alunos, que são protagonistas do projeto, também participaram bastante da roda de conversa, fazendo muitas perguntas aos entrevistados. O educador e professor de português Rui Vicente Feitoza explicou um pouco sobre políticas de inclusão no espaço escolar de pessoas com deficiência, tema de sua dissertação de mestrado. Já Roberta Galdino falou acerca do papel do Direito na proteção ao autista, das leis gerais e específicas, bem como, da Lei do Autista.
DA REPLICAÇÃO DO PROJETO:
Ontem (12), os estudantes visitaram a Pestalozzi de Mauriti, momento em que dialogaram bastante com os profissionais e conversaram com as crianças atendidas pela instituição. Há 6 crianças com TEA atendidas pela Pestalozzi no município. Para a professora orientadora do projeto, Ana Narah Braga, a experiência foi muito proveitosa, pois a maioria dos estudantes nunca havia tido contato com crianças portadoras de TEA, adquirindo conhecimentos dos diversos níveis de autismo: leve, moderado e severo.
A abertura da visita foi feita pela professora Euveciana Lacerda que compartilhou através de slides importantes informações para os estudantes do 3º Finanças.
A próxima ação do projeto será o I Encontro Sobre Autismo da escola Profissional Padre João Bosco de Lima, a ser realizado no Dia da Consciência sobre Autismo, dia 02 de abril com a presença de profissionais multidisciplinares para um público-alvo de 250 estudantes.