Protagonismo Estudantil

6 de setembro de 2021 - 16:24

O Protagonismo Estudantil é uma estrutura de gestão e operacionalização de ações e iniciativas para a promoção deste protagonismo nas escolas da rede estadual de ensino. Entende-se o protagonismo como elemento fundamental na formação dos estudantes como pessoas humanas, futuras/os profissionais, cidadãs/ãos e potenciais agentes de transformações positivas em suas comunidades, na medida em que compreendem seu papel na sociedade atual.

A estratégia da Articulação de Protagonismo Estudantil consiste na criação de uma cultura de engajamento e pró-atividade dos estudantes através da introdução de valores como a cooperação, empatia e protagonismo no dia a dia das escolas. O Fluxo das ações e atribuições da Articulação está distribuído através dos seguintes eixos:

• Projetos Educacionais, Articulação e Mobilização Estudantil: tem como proposta facilitar ações voltadas para os estudantes das escolas através da vivência (prática) de atividades coletivas e individuais que despertem o entendimento para as questões sociais e de cidadania, estimulando a aprendizagem e complementando a formação escolar.

• Projetos Culturais, Jogos Escolares e Olimpíadas Estudantis: tem como objetivo criar no aluno a motivação para a tomada de iniciativa, descoberta de habilidades e talentos, e construção de suas identidades juvenis a partir da experiência em atividades educativas que promovam interação e entretenimento dentro e fora do ambiente escolar.