Revista Ceará Científico aborda pesquisa, leitura e escrita nas relações étnico-raciais

14 de junho de 2024 - 09:09

No seu terceiro ano de existência, a Revista Ceará Científico entra em uma nova fase, evidenciando o diálogo com outras ações desenvolvidas pela Secretaria da Educação (Seduc). Esta fase é marcada pela articulação entre dois elementos da iniciativa Ceará Educa Mais: o programa “Ler o Mundo Lendo Livros”, que se materializa nos projetos estruturados de fomento à pesquisa, leitura e escrita; e a “Educação Científica”, que se materializa nas ações do Ceará Científico (evento e revista).

Nesta edição do primeiro semestre de 2024, em que estão presentes 19 artigos e relatos de experiência resultantes dos projetos premiados na etapa estadual do Ceará Científico: Mais solidário, Mais Cooperativo 2023, evidencia-se a potência das escolas públicas cearenses. Por sua vez, ao promover a circulação dos letramentos múltiplos, também solidifica a política indutiva de gestão do Governo do Estado, que assume a cada ano uma bandeira socialmente significativa – a exemplo da Educação científica e as relações étnico-raciais, o tema que resultou nos textos apresentados no periódico.

Desse modo, a revista Ceará Científico reafirma o compromisso de publicizar e fazer circular entre a sua comunidade de leitores o resultado das pesquisas realizadas pelos estudantes nas escolas públicas cearenses, que têm como ponto de partida as inquietações e problemáticas que surgem na interação dos sujeitos nos ambientes pedagógicos e frente aos problemas reais da sociedade.

Link da revista: https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/cearacientifico.